Escola Bilíngue: por que tantos pais estão escolhendo a imersão em inglês na primeira infância do filhos?

Você provavelmente já notou que as escolas bilíngues com programas de imersão em inglês estão sendo cada vez mais procuradas pelos pais durante a primeira infância dos filhos. Fato é que a educação infantil bilíngue está cada vez mais difundida no Brasil (e no mundo).

Mas antes de falarmos a respeito do porquê essa escolha cresce ano a ano, cabe aqui definirmos o conceito do que vem a ser uma escola bilíngue de verdade. Isso porque, hoje em dia, muitas instituições de ensino dizem ter um programa bilíngue.

Como saber se o bilinguismo está realmente na proposta pedagógica da escola? Por quais razões os pais têm dado preferência ao ensino bilíngue para suas crianças? Continue sua leitura e descubra!

Como saber se uma escola é bilíngue de verdade?

Para reconhecer uma escola como bilíngue de verdade, o primeiro passo é saber se essa instituição de ensino tem como escolha pedagógica o inglês por imersão. A imersão em inglês é quando o aluno passa o dia realmente vivendo o idioma.

Ou seja, uma escola infantil bilíngue com inglês por imersão é aquela que insere a língua inglesa na rotina das crianças naturalmente. Isso é feito nas atividades do dia a dia escolar.

Assim, os pequenos não precisam pensar para se expressarem em inglês, pois aprendem a raciocinar na segunda língua como nativos.

Portanto, uma escola que apenas oferece uma carga horária estendida em inglês não pode ser considerada uma escola bilíngue de verdade.

Bilinguismo definitivamente não é repetição, não é apenas a recreação em inglês, parcerias com escolas de idiomas e muito menos tradução de conteúdo.

O ensino bilíngue vai muito além disso, pois a imersão em inglês é o que insere o idioma em diferentes contextos.

Por que tantos pais estão escolhendo a imersão em inglês na primeira infância dos filhos?

Porque educadores e pais estão cada vez mais conscientes de todos os benefícios que as crianças experimentam quando têm o privilégio de frequentarem uma escola bilíngue na primeira infância.

Se você fizer uma pesquisa bem rápida na internet, com certeza, facilmente encontrará vários estudos e artigos acerca do assunto.

Todos eles são unânimes em apresentarem as vantagens do bilinguismo sobre o cérebro em desenvolvimento, particularmente se as crianças começam antes dos 6 anos – quanto mais cedo, melhor e mais fácil aprender inglês!

Dar à sua criança a chance de dominar naturalmente um segundo idioma na primeira infância faz total sentido, pois o inglês por imersão é um processo natural e sem esforço para ela.

Mais tarde na vida, quando a criança ingressar no ensino fundamental, a história será totalmente diferente. Ser fluente em inglês geralmente exigirá horas de estudo aprendendo estruturas gramaticais e vocabulário.

O cérebro aprende a linguagem de maneira diferente com o passar dos anos. Aliás, se você aprendeu inglês (ou qualquer outro idioma) na adolescência ou na idade adulta, apostamos que houve muito esforço envolvido nesse processo, não é mesmo?

E, o pior de tudo, é bastante comum que essa dificuldade na aprendizagem crie gatilhos mentais que reconheçam o ato de adquirir conhecimento em outro idioma como algo chato, trabalhoso, custoso, pesado, cansativo e complicado.

Sorte das crianças que têm a oportunidade de estudar em uma escola bilíngue com imersão em inglês desde a primeira infância!

Quer saber mais sobre o bilinguismo? Confira 7 mitos e verdades a respeito da educação bilíngue segundo a neurociência.

Fale ConOSCO

Conteúdo relacionado