Afinal, o que é o bilinguismo?

Ainda existem muitas ideias distorcidas em torno do que é o bilinguismo. O próprio dicionário Michaelis define o bilinguismo como “qualidade ou condição de bilíngue, de falar duas línguas.”

Mas fato é que o bilinguismo é muito mais do que saber falar dois idiomas. Ser bilíngue de verdade é pensar, ler, ouvir, falar e escrever – depois do processo de alfabetização, é claro! – em duas línguas.

Ao final dessa leitura, você entenderá melhor por que o bilinguismo é muito mais do que falar português e inglês. Vamos lá!

O bilinguismo no Brasil

As escolas bilíngues estão crescendo cada vez mais no Brasil. Mas por que será o ensino bilíngue tem sido cada vez mais procurado pelos pais desde a educação infantil?

Em países com colonização mista, como o Canadá, as escolas bilíngues estão inseridas em um cenário histórico e cultural.

No caso do Brasil, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), a expansão do mercado de educação bilíngue – principalmente as bilíngues em inglês – tem acontecido por conta das vantagens no mercado de trabalho.

Pode até parecer cedo para se preocupar com o futuro profissional dos filhos, mas o mundo está cada vez mais globalizado e esse é um fenômeno que veio para ficar.

Dentro desse cenário da economia mundial, a língua inglesa é a mais falada e a primeira infância é o momento ideal para aprender um novo idioma, devido ao fenômeno da Janela de Oportunidades.

Ou seja, a criança que está inserida em um ambiente escolar bilíngue antes dos 7 anos tem muito mais chances de aprender a falar inglês como um nativo.

E, com certeza, isso abrirá muitas portas quando chegar a hora de ingressar no mercado de trabalho.

Ser bilíngue promove flexibilidade cerebral

Segundo um estudo da Universidade de Stanford (Califórnia – EUA), uma criança bilíngue tem maior poder de concentração. O bilinguismo ajuda os pequenos a bloquearem distrações mais facilmente.

Ou seja, ser bilíngue favorece o foco, a organização de informações e a retenção da atenção. Tudo isso se dá por causa da neuroplasticidade, que é a capacidade que o cérebro tem de aprender e se reprogramar.

Ser bilíngue favorece a consciência fonológica

Consciência fonológica é uma habilidade que consiste na capacidade da criança reconhecer a estrutura sonora das palavras, a percepção do tamanho de cada palavra, semelhanças fonológicas entre elas, além da separação de sílabas e fonemas.

Estudos comprovam que crianças expostas ao bilinguismo na primeira infância desenvolvem a leitura pela fonologia, enquanto crianças que aprendem uma segunda língua tardiamente são mais propensas a aprenderem outro idioma por meio da semântica.

Ser bilíngue traz vantagens cognitivas

Além da flexibilidade na área da linguagem, o bilinguismo também oferece outras vantagens cognitivas às crianças na primeira infância.

Uma criança bilíngue tem mais facilidade para analisarem informações que são realmente relevantes, por exemplo.

Inclusive, cientistas já identificaram que “crianças expostas a mais de um idioma têm uma densidade tecidual mais alta nas áreas do cérebro correspondentes à aprendizagem, linguagem, memória e atenção” (Dra Gwendolyn Delaney).

Outra habilidade cognitiva que o bilinguismo proporciona é a de alternar tarefas, justamente pelo fato do cérebro estar adaptado à troca de idiomas.

Agora que você já sabe o que é bilinguismo, continue sua leitura e saiba como escolher a primeira escolinha do seu filho.