Entenda por que a adaptação na educação infantil é uma questão de acolhimento

Chegou a hora de voltar às aulas para algumas crianças e o momento de iniciar uma experiência totalmente nova no jardim da infância para outras. A separação entre criança e seus pais ou cuidadores pode ser bastante delicada e cheia de desafios. Por isso, a adaptação na educação infantil é um assunto tão importante.

Quando decidimos matricular nossos filhos na escola é porque sabemos que esse é um passo importante para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico. Ter contato com outras crianças da mesma faixa etária, dentro de um ambiente com infraestrutura totalmente adaptada para os pequenos, contribui para seu crescimento saudável.

Essa primeira etapa da vida escolar infantil é realmente desafiadora, ainda mais para crianças que estão acostumadas a conviver apenas com os adultos de sua família. Por isso, a adaptação na educação infantil é o momento em que os pequenos aprendem gradativamente a conviverem com pessoas que ainda não conhecem e a dividirem a atenção com o grupo.

A importância do acolhimento na adaptação da educação infantil

O acolhimento deve estar presente em todos os momentos na educação infantil, com atenção especial ao período de adaptação escolar. Para que isso seja feito da melhor forma possível, não podemos esquecer que cada criança carrega em si experiências particulares sobre o mundo.

A adaptação na educação infantil e o acolhimento estão diretamente ligados, sendo imprescindíveis para que o bem-estar dos pequenos nesse novo espaço coletivo de socialização esteja presente com leveza e organização.

Acolher é fazer a criança se sentir protegida, amada, segura e tranquila para se relacionar com os educadores e com as outras crianças.

Como acolher e adaptar as crianças na volta às aulas

Em primeiro lugar, é papel da escola acolher toda a família. Portanto, é muito importante que seja feita uma reunião com os pais, a fim de apresentar o planejamento do ano, os profissionais que estarão em contato com os pequenos e demais informações pertinentes.

Objetos transicionais são uma ótima ajuda durante o momento de adaptação na educação infantil. Bichinhos de pelúcia, paninhos ou qualquer outro objeto de apego que represente segurança para a criança deve permanecer com ela para facilitar a adaptação.

Também achamos interessante incentivar os pequenos a expressarem seus sentimentos conforme as atividades propostas são executadas. Ao perceber qualquer criança chorando ou se sentindo insegura, o melhor remédio é dar colo e muito carinho até que ela se acalme.

Outra dica interessante é perguntar para os pais como funciona a rotina da criança dentro de casa, para que – na medida do possível – ela seja transferida para a escola. Comunique se o seu filho costuma tirar soneca pela manhã, pela tarde ou se já passou dessa fase, por exemplo.

Por fim, precisamos sempre acreditar na capacidade de adaptação das crianças. Ainda que para umas demore mais do que para outras, todas elas possuem a habilidade de enfrentar essa separação dos pais. Lembre-se que essa é uma etapa importantíssima no crescimento pessoal dos pequenos e que fortalecer essa capacidade neles é papel dos adultos.

Jamais devemos tratar as crianças como “vítimas”, evitando utilizar palavras como “coitadinho” e “que dó”. Afinal de contas, a escola não é um lugar de sofrimento e sim onde aprendizados muito especiais acontecem.

E, aqui na Brasil Canadá Santana, o aprendizado é todo em inglês, mas sempre com jeitinho de brincadeira!