Qual a importância da LEGO® na educação infantil?

A LEGO® completou 85 anos de existência em 2019. Durante esse tempo, os famosos bloquinhos de plástico que se encaixam uns nos outros já conquistaram milhões de crianças e adultos ao redor do mundo. Não é à toa que o brinquedo se transformou em uma poderosa ferramenta de ensino para todas as idades. Mas, você sabe qual a importância do LEGO® na educação infantil?

A linha LEGO® Education tem como principal objetivo proporcionar o desenvolvimento das habilidades do século 21 em alunos de todas as idades. Para os pequenos, tudo foi pensado a fim de criar um ambiente lúdico. Assim, eles aprendem fazendo. Existem 4 pilares básicos que formam as etapas da metodologia. Vamos falar sobre cada um deles neste post.

Uma coisa é certa: aprender com LEGO® Education é muito mais divertido. Continue a sua leitura e entenda o porquê!

Como é a metodologia LEGO® Education?

A estruturação das soluções LEGO® Education foi criada com base em 4Cs, representando as etapas do conhecimento. Vejamos quais são elas!

Conectar (Connect)

Essa etapa é introdutória. Aqui, os alunos recebem um desafio, que servirá como fundamento para que eles possam dar asas à imaginação.

Construir (Construct)

Aqui, é hora de construir objetos com os blocos LEGO®. Eles serão usados nas etapas seguintes. Os alunos devem ser incentivados à serem criativos nessas construções.

Analisar (Contemplate)

Tudo o que foi montado é compartilhado, junto com o aprendizado. O professor instiga os alunos com questionamentos e dá espaço para eles exporem suas opiniões e pensamentos.

Continuar (Continue)

Por fim, depois que novos conhecimentos foram inseridos, outras atividades são propostas para dar continuidade ao processo. Esse é o momento do educador estimular o pensamento crítico e analítico, explorando o que foi aprendido.

Quais habilidades são estimuladas com os conjuntos LEGO® Education?

Cada solução e conjunto de blocos LEGO® têm como propósito incentivar a curiosidade das crianças, para que elas explorem juntas um aprendizado com cara de brincadeira.

Conheça as habilidades que são desenvolvidas com os conjuntos LEGO® Education!

Desenvolvimento Social e Emocional

A primeira infância é encarregada de preparar as crianças para a vida. Durante essa fase, elas devem ser ensinadas a compreender o valor das amizades e a importância de saber conviver bem em sociedade. Com cenários super legais, os pequenos terão a oportunidade de aprender sobre meios de transporte, relações interpessoais, além de explorar o seu lugar no mundo.

Introdução à Linguagem

Essa categoria de conjuntos LEGO® Education ensinam os alunos a expor o que pensam. Todos colaboram na criação de cenários e histórias, usando a imaginação e melhorando o desempenho da linguagem oral.

Introdução à Ciências e Matemática

O estímulo à exploração de números, formas e cores deve ser natural para os pequenos. As soluções de introdução à Ciência e Matemática apresentam brincadeira e teatrinhos, com foco em problemas que instigam conceitos simples de adição e subtração. Outras competências desenvolvidas são a capacidade de organização e caracterização, englobando a observação e descrição de detalhes.

Exploração Criativa

Essa área foca em melhorar a comunicação e a criatividade, com atividades que enfatizam a assimilação de como é o trabalho em equipe colaborativo, sem que haja limite para usar a imaginação. A ideia é despertar nas crianças a vontade de explorarem o mundo.

Com essa leitura, você ficou sabendo porque a LEGO® é tão importante na educação infantil. O melhor de tudo é que na Brasil Canadá Santana, todos esses conceitos são aplicados 100% em inglês, mas sempre com jeitinho de brincadeira, é claro.

Quer saber mais sobre educação infantil? Siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!