Por que brincar de “Faz de Conta” é tão importante para as crianças?

É muito comum presenciarmos uma criança fingindo ser outra pessoa nos momentos de brincar livre, seja na escola ou em casa. O “Faz de Conta” é uma dinâmica universalmente presente na infância e os benefícios dessa brincadeira vão além da diversão.

O “Make Believe” e qualquer outro tipo de brincadeira imaginativa são fundamentais para o desenvolvimento infantil saudável. Já existem estudos que comprovam a relação entre o “Faz de Conta”, o despertar da criatividade, a compreensão dos outros e as habilidades socioemocionais dos pequenos.

Isso porque é na hora do “Faz de Conta” que as crianças externam o que está dentro de suas cabecinhas. Neste post, vamos te ajudar a entender melhor as vantagens desse tipo de brincadeira para a vida de uma criança. Confira!

Faz de Conta: aprendendo a pensar a partir de diferentes perspectivas

O “Make Believe” ajuda a construir as competências socioemocionais, pois durante esse tipo de brincadeira a criança está desempenhando dois papeis: o dela e o da pessoa imaginária. Com isso, ela é capaz de explorar o mundo por diferentes perspectivas.

Além disso, na hora de fingir ser outra pessoa, a criança passa a pensar de duas formas distintas simultaneamente, algo difícil para ela em outras situações. Vamos te dar um exemplo para que você possa entender melhor essa dinâmica.

Digamos que a criança está fingindo ser a mamãe. Nessa brincadeira, ela terá que imaginar como seria se o bebê chorasse ou não se comportasse bem. Ou então, se a criança está fingindo ser o cachorrinho da casa, ela precisará descobrir como se comunicar com o “dono” sem falar.

Make Believe: aprendendo a arte da negociação

Quando os pequenos brincam de “Faz de Conta” com outras crianças, eles estão o tempo todo em situações nas quais precisam considerar os sinais e comportamentos dos amigos, para serem capazes de comunicarem o que estão fazendo.

Esse tipo de brincadeira também os instigam a prestar atenção às mensagens vindas das outras crianças, para que possam entendê-las. Trata-se de uma dinâmica que também acontece nas interações reais da vida cotidiana.

Portanto, o “Faz de Conta” envolve os pequenos em situações que desenvolvem as seguintes competências:

Comunicação;
Negociação;
Consenso;
Cooperação;
Organização.
Inclusive, existem estudos sobre o “Make Believe” apontando que o tempo que as crianças passam negociando as regras e o contexto da brincadeira é praticamente o mesmo que elas investem na hora de colocar o “Faz de Conta” em prática.

Saber negociar será uma habilidade bastante útil quando os pequenos se tornarem adolescentes que precisam dividir as tarefas nos grupos escolares de trabalho, ou mesmo enquanto adultos durante sua vida profissional.

No Colégio Brasil Canadá Santana, o “Faz de Conta” está sempre presente nas atividades pedagógicas. Tudo em inglês, mas com jeitinho de brincadeira!

Quer mais dicas sobre educação infantil? Continue sua leitura e saiba mais sobre o que são habilidades socioemocionais.