A rotina escolar na educação infantil é fundamental para termos um ambiente tranquilo, pois a repetição das atividades proporciona segurança e estabilidade aos pequenos. Isso porque a repetição, ou seja, saber o que vai acontecer no dia ajuda a diminuir a ansiedade dos alunos.
Porém, esse pode ser um desafio para os adultos, que por vezes consideram ruim quando algo é feito repetidamente dia após dia. Só que precisamos sempre ter em mente que a criança desenvolve sua autonomia por meio de rotinas dentro e fora da escola.
Então, essa leitura é um convite aos papais, mamães e cuidadores para compreenderem a importância da rotina na educação infantil. Além disso, vamos abordar quais são as atividades da rotina escolar aqui no Colégio Bilíngue Brasil Canadá Santana. Confira!
A rotina escolar na educação infantil tem que ser rígida?
Quando falamos sobre rotina na educação infantil, não estamos querendo dizer que o dia a dia na escola é super rígido e inflexível. A rotina no jardim da infância é adequada ao ritmo de cada turma e, por vezes, vai sendo modificada e inovada de acordo com as necessidades durante o ano letivo.
É claro que toda rotina escolar tem uma base pedagógica a ser seguida, com o intuito de possibilitar aos pequenos a orientação na relação espaço/tempo.
São muitas as atividades que estimulam o desenvolvimento das crianças na educação infantil dentro da rotina escolar, como a alimentação, a hora da escovação dos dentes, a escolha do ajudante do dia, entre outras.
Como funciona a rotina escolar no Colégio Bilíngue Brasil Canadá Santana?
Vejamos quais são as atividades base da rotina escolar do Colégio Bilíngue Brasil Canadá Santana.
Circle Time
Durante o Circle Time, sentamos em roda, vemos quem está aqui na escola, como está se sentindo, como está o tempo e também o momento que vemos os dias da semana ou os dias do mês.
Além disso, é um dos momentos mais importantes da rotina pedagógica já que é quando cantamos algumas nursery rhymes e apresentamos de forma lúdica o desafio de cada expedição, sendo os alunos protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.
English Project
Buscamos contemplar os direitos de aprendizagem – conviver, brincar, participar, explorar e conhecer-se – e a organização curricular a partir das experiências cotidianas, os chamados campos de experiências.
Utilizamos diferentes brinquedos e materiais sonoros, brincadeiras cantadas, canções e músicas.
Exploramos materiais variados com possibilidades de manipulação, como massinha de modelar, misturas com farinha, areia colorida, bolinhas de gel, entre outros, observando as cores, texturas, superfícies e formas.
Trabalhamos também com produções artísticas através de pintura com tinta guache e diferentes materiais como esponja, pincel e rolinho de pintura, colagem com itens da natureza, entre outras propostas com materiais riscantes.
Flexible Exploration
Esse é um momento da rotina em que os alunos se envolvem e participam de forma bastante significativa de atividades de caráter lógico e sensório-motor. Utilizamos alternadamente os ambientes da escola para vivenciar diferentes experiências.
A área externa é um dos espaços que usamos com mais frequência para desenvolver atividades que envolvem materiais como água, terra, areia e para promover brincadeiras.
A sala de aula é dividida em “corners” (cantinhos pedagógicos) com diversas intenções e podem ter como objetivo a ampliação do repertório simbólico, o refinamento da coordenação motora fina ou ainda objetivos didáticos específicos.
Durante essas atividades, observamos a interação entre os alunos, se há disputas de brinquedo ou espaço e onde está o foco de interesse de cada um.
Snack, Lunch & Dinner time
Todos os dias, temos os momentos de refeição, nos quais os alunos cantam uma música e sentam à mesa com seus amigos e suas professoras para alimentarem-se. Esses momentos são primordiais para promover a autonomia das crianças.
Quanto maior autonomia e confiança conferida à criança pelos adultos referências de seus cuidados, mais habilidades ela desenvolverá e maior será seu interesse pelas diferentes maneiras de se relacionar com o mundo, seu corpo e com os outros.
Storytelling
Sempre com ludicidade e diferentes estratégias de contação de histórias, procuramos proporcionar aos alunos um momento de encantamento e estímulo à leitura, mediando para que também explorem os livros.
Por meio da leitura, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela linguagem, criando empatia com os personagens, e sempre buscando despertar o interesse e o senso crítico no comportamento leitor que está em formação.
Unesco Project
Anualmente desenvolvemos um projeto ligado a um tema do Calendário Internacional proposto pela Unesco dirigido à ampliação da consciência de cidadania. Em 2022 seguimos trabalhando o “Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.
Playtime
A brincadeira é um dos principais espaços para a criança se reconhecer, enxergar o outro, se expressar e se desenvolver em diferentes aspectos. Segundo Albert Einstein, “o Brincar é a mais alta forma de pesquisa”.
Assim como diz Paulo Freire, o ato de conhecer é tão vital como comer ou dormir, não se pode comer ou dormir pelo outro, da mesma forma que o processo de conhecimento deve ser experimentado por cada um dos alunos, de forma livre e ampla.
Lego Education
A linha LEGO® Education tem como principal objetivo proporcionar o desenvolvimento das habilidades do século 21 em alunos de todas as idades.
Para os pequenos, tudo foi pensado a fim de criar um ambiente lúdico. Assim, eles aprendem fazendo.
Existem 4 pilares básicos que formam as etapas da metodologia: Conectar (Connect), Construir (Construct), Analisar (Contemplate) e Continuar (Continue).
Music Class
Musicalizar é promover o contato da criança com o mundo musical já existente dentro dela tornando-a sensível e receptiva aos sons.
As atividades ligadas à educação musical integram experiências sensoriais, motoras, percepção e execução aprimorando a memória e a atenção.
A música, além de divertir e relaxar, tem o poder de criar uma atmosfera envolvente, capaz de trazer à tona vários sentimentos ou de simplesmente fazer com que eles queiram levantar, dançar ou imitar, encantados com o que ouvem.
Psicomotricidade
A Psicomotricidade é uma prática pedagógica e psicológica que usa como referência a educação física para auxiliar os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais da criança.
Explorar os materiais e o espaço é de extrema importância nessa faixa etária que necessita de um trabalho integrado com estímulos contínuos devido ao reduzido tempo de concentração.
Esses estímulos são promovidos através de atividades lúdicas e divertidas que permitem que as crianças, enquanto brincam, aprendam na prática a se relacionar com o mundo e o espaço nos quais vivem.