Como escolher a primeira escolinha do seu filho?

O momento de escolher a primeira escolinha dos filhos pode variar de criança para criança. Alguns pais precisam deixar seus bebês desde o berçário, outros preferem esperar a fase do jardim de infância. Mas, uma coisa é certa: essa hora vai chegar!

É claro que sempre queremos dar o melhor para nossos pequenos. Por isso, quando chega o tempo de definir qual será a escola infantil escolhida, é normal o coração ficar apertado e a cabeça cheia de dúvidas.

Será que é importante seu filho frequentar uma escolinha logo no início da primeira infância? Neste post, vamos te ajudar a fazer uma reflexão sobre o assunto. Confira!

Será que matricular seu filho na escolinha desde cedo é uma boa escolha?

A missão de quem é pai ou mãe é bastante desafiadora. Afinal de contas, criar um filho é sinônimo de grandes responsabilidades.

Isso porque esse ser humano, que ainda é pequeno, crescerá e terá o seu papel na sociedade. E se queremos um mundo melhor para os nossos filhos, precisamos pensar que filhos estamos criando para esse mundo.

Especialistas na área de educação infantil são unânimes em afirmar que as experiências vividas durante a primeira infância influenciam fortemente o desenvolvimento da criança.

Portanto, ao proporcionar as melhores condições para seu filho se desenvolver ao longo dos primeiros 6 anos de vida, você estará aumentando as chances dele atingir o potencial máximo da suas habilidades no decorrer da vida.

É justamente nesse contexto que a escola de educação infantil está inserida. A escolinha do seu filho é parte fundamental para criar o ambiente ideal de desenvolvimento.

Como a educação infantil ajuda o desenvolvimento do seu filho?

Vejamos de que forma uma escola infantil de qualidade pode criar o cenário perfeito para seu filho florescer.

Interação com outras pessoas

Os pequenos que frequentam a escola durante a primeira infância têm mais facilidade de comunicação e de conhecer pessoas. Eles conseguem aprender a dividir os brinquedos e a pedir ajuda quando precisam.

São situações corriqueiras, mas o despertar dos traços dessas habilidades sociais fará muita diferença mais para frente.

Tolerância com o diferente

Estamos na era da inclusão e esse (ainda bem!) é um caminho sem volta. Todos nós precisamos aprender a conviver com o que é diferente. Se você quer contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, deve prezar por desenvolver a tolerância no seu filho.

Dentro de casa, ele terá poucas chances de lidar com o que não está acostumado. Já na escolinha, os alunos têm contato com pessoas diferentes. Isso aumenta a percepção da noção do que é ser humano, trazendo flexibilidade e resiliência para a vida em sociedade.

Enfrentamento da frustração

Sabemos que é difícil dizer “não” para nossos filhos. Contudo, a realidade é que nem sempre as coisas serão do nosso jeito. E com seu filho também será assim na vida adulta.

Por isso, ele precisa aprender a ser tolerante à frustração, ou seja, entender qual o melhor caminho para se autorregular em momentos desafiadores.

A escola de ensino infantil auxilia esse processo, ensinando ao aluno que nem sempre é possível ser o melhor nas atividades, por exemplo. O incômodo inicial dessas situações será transformado em motivação para novas tentativas.

Comportamento, organização e rotina

O aluno que começou a frequentar a escolinha apenas aos 4 anos, idade obrigatória de acordo com a legislação brasileira, é provável que tenha mais dificuldade em se adaptar. Afinal de contas, ele nunca entrou em uma sala de aula e desconhece a rotina escolar.

A probabilidade dele associar o ambiente de ensino com algo chato e negativo ao chegar no ensino Fundamental será alta. Quando você matricula seu filho no ensino infantil, essa transição para o Fundamental se dá de forma muito mais tranquila e gradual.

Bilinguismo: aprendizado de um segundo idioma

A escolinha que ajuda o seu pequeno a ser fluente em outras línguas além do português estará estimulando nele o desenvolvimento de capacidades linguísticas importantes. O momento ideal para o aprendizado é justamente durante os primeiros 6 anos de vida.

Estudos científicos do sistema nervoso comprovaram que as condições cerebrais disponíveis para aprender um novo idioma nesse período são realmente diferenciadas. Tanto que esse intervalo de tempo foi chamado pelos neurocientistas de “Janela de Oportunidades”.

Antes de escolher a primeira escolinha do seu filho, continue sua leitura para entender melhor Por que aprender inglês na infância é mais fácil.

Fale ConOSCO

Conteúdo relacionado