Sabemos que muitos pais ficam angustiados com a seletividade alimentar de seus filhos durante a primeira infância. Uma atividade que pode ajudar é cozinhar com as crianças. Isso porque uma alimentação saudável começa muito antes do prato ser servido à mesa.
Crianças têm uma curiosidade natural para tudo e com os alimentos não é diferente. O fato delas manusearem alimentos crus, sentirem o cheiro, a textura, observando o processo de cozimento aproxima os pequenos da comida que estará no prato.
Continue sua leitura e saiba por que cozinhar com as crianças é uma grande oportunidade de aprendizado e conexão em família.
Benefícios de cozinhar com as crianças
Cozinhar com as crianças é um ótimo momento para auxiliar o desenvolvimento dos pequenos, além de ser super divertido. Confira alguns dos benefícios dessa atividade.
- Desenvolvimento Socioemocional
Atividades no preparo de alimentos ajudam as crianças a adquirirem confiança em determinadas habilidades. Seguir receitas incentiva as crianças a serem autônomas, além de ensiná-las a seguirem instruções e desenvolverem habilidades de resolução de problemas. - Desenvolvimento Físico
A coordenação motora fina e a coordenação olho-mão estão sendo desenvolvidas cortando, misturando, espremendo e espalhando. - Desenvolvimento Cognitivo
Cozinhar estimula o pensamento, a resolução de problemas e a criatividade das crianças. Também permite que as crianças utilizem o conhecimento que possuem e o apliquem contando, medindo, seguindo uma sequência, obedecendo instruções, produzindo causas e efeitos. - Desenvolvimento linguístico
A culinária oferece a oportunidade de desenvolvimento da linguagem, associando-a às demais disciplinas, incluindo Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Artes e Alfabetização. Isto é feito encorajando as crianças a falarem sobre o que estão fazendo, contando e vendo os materiais mudarem de cor, textura e meio.
Dicas para cozinhar com as crianças
Reunimos algumas dicas para você tornar a atividade de cozinhar com as crianças ainda mais recheada de aprendizados:
- Prepare um quadro com fotos da receita e descrição de cada etapa;
- Tenha ingredientes crus, para que as crianças possam cheirar, provar e sentir sua textura;
Tenha todos os utensílios e ingredientes já preparados antes de começar a brincadeira; - Leia a receita em voz alta, conversando sobre ela à medida que for avançando;
- Fale a respeito das medidas de segurança e boas práticas de higiene antes e durante o processo de cozinhar com as crianças;
- Inclua as crianças no processo de limpeza.
- Atividades que as crianças podem fazer na cozinha por idade
- Vejamos quais são as funções mais apropriadas para delegar às crianças de acordo com cada idade.
2 anos
As crianças de dois anos estão aprendendo a usar os músculos maiores dos braços e são capazes de realizar as seguintes atividades:
Escovar legumes e frutas
Transportar itens que não podem ser quebrados para a mesa.
Lavar e cortar hortaliças com as mãos
3 anos
Crianças de três anos estão aprendendo a usar suas mãos e devem ser capazes de realizar as seguintes atividades:
- Despejar líquidos na batedeira;
- Misturar a massa ou outros ingredientes secos e úmidos;
- Agitar uma bebida em um recipiente tapado;
- Espalhar manteiga ou pastas (como de amendoim);
- Lavar legumes e frutas;
- Servir alimentos;
- Jogar as coisas no lixo depois de cozinhar.
4 e 5 anos
As crianças de quatro e cinco anos estão aprendendo a controlar os músculos motores finos em seus dedos e devem ser capazes de realizar as seguintes atividades:
- Suco de laranja e de limão;
- Descascar algumas frutas e vegetais;
- Escovar frutas e verduras;
- Cortar algumas frutas e verduras com um utensílio seguro para crianças;
- Medir ingredientes secos;
- Misturar ingredientes;
- Preparar a mesa;
- Limpar a mesa depois de cozinhar.
- Por fim, o mais importante ao cozinhar com as crianças é sempre lembrar de se divertir durante o processo de aprendizagem.
Quer saber como o Colégio Bilíngue Brasil Canadá Santana cuida da educação alimentar e nutricional dos alunos? Contamos tudo em nosso blog!