Desfralde: como saber a hora certa para começar?

A passagem do uso de fraldas para o uso do banheiro é um enorme marco na infância. A maioria das crianças está pronta para o desfralde entre 18 e 30 meses de idade, mas a transição das fraldas para o vaso sanitário pode acontecer até depois dos 4 anos de idade. Isso porque cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento.

O primeiro passo para um desfralde gentil é justamente respeitar o tempo da criança, que passa a dar sinais que está preparada para deixar de usar fraldas.

Veja aqui algumas dicas para saber quando é a hora certa de iniciar o desfralde do seu filho ou filha.

Quais sinais mostram que é hora de iniciar o desfralde?
Como cada criança apresenta seu próprio ritmo de desenvolvimento, a idade em que ela deixará de usar fraldas pode variar bastante. Algumas pesquisas indicam que o desfralde muito cedo ou muito tarde na vida dos pequenos pode levar a regressões ou atrasos. Fato é que o momento certo do desfralde para cada criança é diferente.

Embora estudos indiquem que a maioria das crianças está física e emocionalmente pronta para começar o desfralde entre 18 e 24 meses, a idade não é o único fator a ser considerado na hora de decidir se é realmente o momento certo para abandonar as fraldas.

Para saber se é hora de interromper o uso de fraldas e começar o desfralde, procure por sinais de prontidão em seu filho. Seguem alguns exemplos:

  • A capacidade de seguir instruções simples;
  • Mostrar interesse em usar o penico ou vaso sanitário com adaptador de assento;
  • Capacidade de ficar sentado por alguns minutos;
  • Pedir para trocar fraldas sujas de cocô e cheias de xixi (e saber nomear essas necessidades);
    Mostrar interesse em usar calcinha ou cueca;
  • Habilidade para caminhar e correr com facilidade.

Como realizar o processo do desfralde gentil?

Em primeiro lugar, tenha em mente que não existe um prazo certo para a criança desfraldar. Permita que esse processo seja feito gradualmente, no tempo da criança. Evite projetar a sua ansiedade nos pequenos.

Converse com seu filho ou filha sobre as razões pelas quais usamos o banheiro: fale que isso é um processo natural do nosso corpo, que se livra do que não precisa mais na forma de xixi e cocô.

Deixe a criança observar os adultos ou irmãos mais velhos usando o banheiro. Isso desperta sua curiosidade e instiga o reflexo de imitação.

Lembre-se que autonomia é uma das palavras mais importantes na infância. Portanto, deixe o ambiente preparado. Se optar pelo penico, crie um cantinho no banheiro para que a criança saiba onde fazer suas necessidades e vá até ele quando quiser.

No caso do redutor de assento para vasos sanitários, a dica é comprar um degrau infantil ou escadinha antiderrapante. Dessa forma, a criança conseguirá acessar o vaso sanitário com autonomia, cabendo a você apenas observar e estar atento a pedidos de ajuda.

Quer mais dicas sobre educação e desenvolvimento infantil? Siga nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e Google Meu Negócio.

Fale ConOSCO

Conteúdo relacionado