Educação Infantil
A Língua Inglesa é introduzida desde cedo aos alunos do Colégio Brasil Canadá. Sempre de maneira dinâmica e divertida, as crianças são convidadas a se integrarem à comunicação em inglês, visando alcançar a fluência de forma natural. São desenvolvidas atividades lúdicas e pedagógicas, como rodas de histórias e de conversas, para que os alunos tenham contato o quanto antes com o idioma. Nos primeiros anos, o currículo é todo desenvolvido em Inglês. As aulas de Língua Portuguesa são inseridas gradativamente. Os conteúdos de nossa matriz curricular são trabalhados de maneira interdisciplinar, levando em consideração as etapas do processo contínuo de aprendizagem. Buscamos estimular as diferentes habilidades de nossos alunos, ampliando suas áreas de conhecimento.
A cultura e os valores brasileiros são introduzidos através de um de nossos projetos, que exalta os conteúdos infantis, como parlendas, cantigas populares, histórias para crianças, folclore, entre outros aspectos.
São objetivos da Educação Infantil:
• Criar condições para que os alunos de até cinco anos se desenvolvam integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social;
• Proporcionar aos alunos a aquisição de experiências diversificadas, que permitam seu pleno desenvolvimento;
• Trabalhar para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, por intermédio da autoconfiança, da iniciativa e da preservação da espontaneidade.
Ensino Fundamental Ciclos I e II
Os estudantes dos ciclos I e II do Ensino Fundamental do Colégio Brasil Canadá são preparados para, desde cedo, aprenderem a se destacar e saber lidar com os desafios propostos pelo mundo globalizado. É ao longo destes períodos que desenvolvemos as habilidades de cada aluno, de acordo com suas próprias personalidades e individualidades, sempre agindo a favor da educação. A bagagem cultural e os valores brasileiros são trabalhados por meio das aulas de Língua Portuguesa, Geografia e História de nosso país. Nossos alunos são apresentados à pluralidade cultural, mas sem perder de vista suas raízes e origens.
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o Inglês é trabalhado através de projetos bimestrais e das aulas de Science, nos quais os professores utilizam a estrutura da língua e material didático específico. Há a participação de professores polivalentes, a partir do primeiro ano, que ajudam a preparar os estudantes para os exames de Cambridge, aplicados no próprio colégio.
São objetivos do Ensino Fundamental:
• Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita, de domínio da leitura, da interpretação, da compreensão e do raciocínio lógico, tanto na Língua Portuguesa quanto na Língua Inglesa;
• Aprimorar aspectos como a autonomia intelectual, a criatividade, a capacidade para a pesquisa e o interesse científico-tecnológico, estimulando atitudes críticas e reflexivas e ampliando a visão de mundo para a resolução de situações novas;
• Despertar o espírito de pesquisa e o desenvolvimento de habilidades referentes às novas tecnologias e formas de comunicação;
• Proporcionar ao educando condições para que ele adquira consciência da realidade global e a importância do exercício da cidadania.
Ensino Fundamental
Ciclo I
Base Nacional Comum: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, História, Geografia, Matemática e Ciências.
Parte diversificada: Inglês e Música.
Ensino Fundamental
Ciclo II
Base Nacional Comum: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, História, Geografia, Matemática e Ciências.
Parte diversificada: Inglês e Espanhol.
Carga Horária dos Cursos
Ensino Infantil
A Educação Infantil está distribuída em quatro anos, com o mínimo de 200 dias letivos anuais. Funcionamos no período da tarde, no horário das 13h15 às 17h30.
Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental está distribuído em nove anos, com o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas de efetivo trabalho escolar por ano. O Ciclo I funciona no período da tarde, no horário das 13h05 às 17h45. Já o Ciclo II funciona no período da manhã, no horário das 7h30 às 12h55.
Atenção: os pais ou responsáveis que desejarem ter acesso ao regimento interno e aos procedimentos de avaliação empregados pelo Colégio Brasil Canadá, devem realizar um requerimento junto à secretaria da escola.