3 dicas para praticar a educação bilíngue na sua rotina com os pequenos

Aprender inglês na infância é algo que pode (e deve!) ser feito de uma maneira leve e com muita diversão. Afinal de contas, achar que dominar outro idioma requer muito esforço e sacrifício é uma crença limitante dos adultos. Então, que tal ajudar seu pequeno praticando a educação bilíngue na sua rotina?

Ao trazer a língua inglesa para o cotidiano familiar, a ideia é replicar em casa a naturalidade do aprendizado desse novo idioma que as crianças que frequentam instituições de ensino infantil bilíngue já conhecem.

E por que é tão importante inserir conversas em inglês na rotina da família? Porque essa é uma boa prática que amplia e fortalece o ensino bilíngue. Quanto maior for o contato com o idioma, melhor será a fluência da criança.

Para tanto, trouxemos 3 dicas muito bacanas para praticar a educação bilíngue em casa. Confira!

  1. Code Mixing
    O Code Mixing serve como uma ótima estratégia para você introduzir a educação bilíngue na sua rotina com filhos, pois pode ser utilizado em vários contextos.

A ideia é escolher algumas palavras ou expressões específicas e inseri-las em diálogos que misturem o português e o inglês.

Por exemplo: Filha, coloque seus shoes por favor. We are going out.

Utilizar saudações e cumprimentos também é bem interessante. Na hora de acordar a criança, dizer “Good Morning”, na hora de colocar para dormir, dizer “Good Night” são práticas eficientes para reforçar a educação bilíngue.

É claro que o Code Mixing é uma dinâmica com um certo prazo de validade. Isso porque para que o vocabulário da criança seja expandido, é fundamental que com o tempo você insira diálogos completos em inglês, não apenas palavras soltas.

  1. Brincadeiras
    Não é segredo para ninguém que a ludicidade é um verdadeiro coringa para o aprendizado infantil, certo? E não é diferente quando o assunto é introduzir a educação bilíngue na sua rotina com os pequenos.

Que tal brincar de cozinhar com seu filho e aproveitar a oportunidade para falar os nomes dos ingredientes em inglês? Pode ter certeza que será muito divertido! Escolha receitinhas simples, como salada de frutas, panqueca de banana ou um bolo.

Outra brincadeira bacana, e que toda a família pode participar, é o telefone sem fio. Mas, no lugar de falar uma frase em português, crie a sentença em inglês.

Então, sussurre no ouvido da criança e peça para que ela repita à quem está do seu lado. Nessa dinâmica, os pequenos treinam tanto a escuta quanto a fala.

  1. Música e Leitura
    Músicas e leituras ajudam muito a criança na percepção de fonemas e de padrões da língua inglesa. Isso é um grande auxílio tanto na fala como na dicção dos pequenos.

Seja em qual idioma for, a literatura infantil – mesmo para crianças que ainda não são alfabetizadas – impacta positivamente no desenvolvimento da imaginação e das emoções, por exemplo.

Portanto, procure colocar músicas em inglês para seu filho ouvir. Na hora da leitura, escolha livros infantis também na língua inglesa. Não se preocupe se a criança não entender o significado de todas as palavras, pois o objetivo é criar familiarização com o idioma.

Incentivar a prática diária do inglês torna a aquisição da fluência um processo natural e prazeroso para os pequenos. Portanto, insira a língua inglesa na rotina do seu filho em família e envolva todos nesse processo de aprendizagem. Tudo com jeitinho de brincadeira, combinado?

Fale ConOSCO

Conteúdo relacionado